Força e fadiga

         
O tempo de trabalho com suas ferramentas depende da sua energia. Quanto mais resistência você tiver, mais tempo você pode trabalhar antes de começar a ficar azul. Uma vez que você ficar azul você vai precisar descansar na Clínica, nas águas termais, dormir, ou comer algo. Quando você voltar a sua cor normal, você poderá trabalhar um pouco mais.



Sua energia é baseada em pontos, e é dividida em duas partes: a sua força (stamina) e seu cansaço (fadigue). A força começa em um valor alto e diminui para zero, enquanto o seu cansaço começa em zero e aumenta. Você vai começar o jogo com o limite de 150 pontos de força e 100 pontos de fadiga. Você pode aumentar sua força, encontrando as power berries que estão escondidas. 

Cada berry irá adicionar 10 pontos a sua força total. Se você encontrar todas as 10 berries, então você vai ter 250 pontos de força. Não existe um modo para aumentar o limite de fadiga. A única fruta que vai ajudar a sua fadiga é a power berry especial que você pode receber de Kappa. Esta berry, que possui coloração  azul, irá permitir que você trabalhe na chuva sem o clima afetando seus pontos de fadiga.


Quando você usa uma ferramenta, você vai diminuir seus pontos de força por uma determinada quantidade. A maioria das ferramentas lhe afetam levemente, porém, as ferramentas amaldiçoadas podem drenar bastante o seu estado físico. Seu personagem irá lhe informar quantos pontos de força que ainda o resta através de suas reações corporais.

50% de força restante
 20% de força restante
5% de força restante 
 0% de força restante
(Início do acréscimo de fadiga)
 50% de fadiga restante
 20% de fadiga restante  

Após o termino de seus pontos de força, você ainda pode continuar a trabalhar com seus pontos de fadiga. Normalmente seus pontos de fadiga não irão começar a aumentar até que você use toda a sua força, mas há certas ocasiões contrárias. Se você trabalha em céu aberto quando está chovendo (ou nevando), caso não tenha a power berry do Kappa, seus pontos de fadiga irão aumentar ao mesmo tempo que a diminuição dos pontos de força acontecerem. Sua fadiga também irá aumentar se você usar uma das suas ferramentas depois das 10 da noite. Quando sua fadiga atingir 80 pontos, você vai ficar azul, mesmo que você tenha pontos restantes de força.


Para ajudar a manter a sua resistência, você pode utilizar alguns itens de sua casa. O item mais óbvio que recarregará sua energia é a sua cama. Dependendo de quantas horas você dorme, você vai recarregar uma certa quantia de força e diminuir uma certa pontuação de fadiga. Colocar uma Moon Drop Flower ou uma Blue Magic Flower no vaso de flor irá ajudar a recuperar mais força enquanto você dorme. Se você colocar uma Pink Cat Flower, Red Magic Flower ou a Toy Flower no vaso, irá afetar a sua fadiga da mesma forma. Você também pode colocar um toco de madeira na lareira durante o inverno para ajudar a reduzir o seu cansaço. A lareira está disponível depois de ter atualizado a sua casa para o nível mais alto. Não coloque um pedaço de madeira na lareira durante qualquer outra estação que não seja o inverno, pois terá o efeito contrário sobre a sua energia!



Para recarregar imediatamente a sua força, você também pode comer alimentos. Alimentos diferentes recarregam quantidades diferentes de energia. O melhor alimento é a Elli Leaves, ideal para levar quando você for para as minas. Você também pode comprar comida das várias lojas que se encontram em Mineral Town, ou cozinhar você mesmo. Quanto mais ingredientes você adicionar a uma receita básica, mais ela irá afetar a sua energia quando você digeri-la. Ao alterar as receitas, você será informado sobre o quanto de recuperação de força e recuperação de fadiga o novo alimento cozido terá em comparação com a receita que você tinha antes.

Clique aqui para ver a quantidade média de pontos de energia recuperados através de cada alimento



28 comentários:

  1. Farmer, você está de parabéns em ter um site tão completo! Há muitos anos que parei de jogar Harvest Moon e retornei agora... Estou amando toda essa avalanche de informações! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jésica! O blog está assim graças a vocês que o fizeram crescer! Continue visitando o site :)

      Excluir
  2. Bodigizer recupera 50 e Bodigizer XL recupera 100 de stamina. Farei uma página sobre os pontos de recuperação de cada alimento... Talvez ainda hoje... :)

    ResponderExcluir
  3. Otimo trabalho, site excelente tudo que precisei encontrei aki...

    ResponderExcluir
  4. VC TERIA OUTRO BLOG PARA O HM BTN ????

    DEPOIS QUE VI SEU BLOG NAO ACHEI NENHUM NO MESMO NIVEL PRO BTN...

    PARABENS CARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho um blog do BTN, mas estou terminando o de DS... Visite ele dps :)

      harvest-maniacods.blogspot.com

      Excluir
  5. Como q faz pra comer alimentos encontrados,tipo cogumelo,maça etc..?
    Zap:062995261897

    ResponderExcluir
  6. Farmer, como eu faço pra desbloquear o Bodigizer XL?

    ResponderExcluir
  7. Como funciona o hot Springs? Quanto mais tempo eu fico mais me recupero?

    ResponderExcluir
  8. sim ficar la 10s ja cura completamente

    ResponderExcluir
  9. qual botão aperto para comer algum item?

    ResponderExcluir
  10. Se eu deixar o meu avatar sem fazer nada e ele cochilar, ajuda ele recuperar a stamina?

    ResponderExcluir
  11. Que botão eu uso para consumir as ervas? Ex.: Ervas negras

    ResponderExcluir
  12. Mais como ele come no jogo não sendo comprado ?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A soneca que ele tira, ajuda em algo?

    ResponderExcluir
  15. As power berrys aumentam a estamina pra sempre durante o jogo? E as receita de comidas, aumentam so no dia que comer, ou pra sempre no jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As power berrys adicionam mais energia para seu personagem gastar e a special berry aumenta a quantidade de fadiga nessessaria pra desmaiar porem as comidas normais n fazem isso elas so ajudam a ficar com energia no maximo e fadiga no minimo.

      Excluir
    2. Desculpe falei errado na verdade a special berry n te da mais fadiga ela permite q vc trabalhe em qualquer clima sem perder fadiga(mesmo assim é apelona)

      Excluir